Artigo sobre o Climaterna é publicado no Data in Brief, ampliando o acesso a dados de saúde e meio ambiente
Pesquisadores do projeto Climaterna, vinculado à trilha Saúde do BI0S/Unicamp e coordenado pelo Dr. Rodolfo Pacagnella, publicaram o artigo “Climaterna: A decade of daily data on births, deaths, pollution and climate variables for all municipalities in Brazil” com resultados do projeto no periódico internacional Data in Brief (Elsevier). O banco de dados já integra dados abertos relevantes produzido no Brasil para investigar as relações entre clima, poluição e saúde materna e neonatal.
O trabalho disponibiliza informações diárias de nascimentos, óbitos, variáveis climáticas e poluentes em todos os municípios brasileiros. A série histórica cobre 2010 a 2022 para dados de saúde e se estende até 2024 para clima e poluição. Além disso, o formato em que os dados foram disponibilizados já facilita o trabalho de cientistas de dados, pois a equipe organizou e empilhou as informações em arquivos que reúnem vários anos e Estados em uma única base, com um nível consistente de qualidade que reduz etapas de pré-processamento e amplia o potencial de uso imediato em análises.
A base integra diferentes fontes oficiais:
Ministério da Saúde (DATASUS), com registros de nascimentos e óbitos;
BR-DWGD, sistema climático brasileiro com dados de temperatura, chuva, umidade, radiação solar e vento;
CMIP6, conjunto de modelos climáticos globais amplamente utilizado pelo IPCC para projeções ambientais;
CETESB, no estado de São Paulo, com dados de qualidade do ar obtidos por estações de monitoramento.
A publicação no Data in Brief reforça a relevância científica do Climaterna ao dar visibilidade internacional a uma iniciativa inédita no Brasil. O repositório permite cruzar informações ambientais e de saúde de forma aberta, facilitando estudos sobre os impactos de ondas de calor, poluição e eventos climáticos extremos na prematuridade, mortalidade materna e neonatal.
Segundo os autores, o Climaterna contribui para a democratização do acesso a dados de alta qualidade, fortalece a pesquisa em saúde pública e meio ambiente e subsidia a formulação de políticas públicas baseadas em evidências.
Referência
TOREZZAN, Cristiano et al. Climaterna: A decade of daily data on births, deaths, pollution and climate variables for all municipalities in Brazil. Data in Brief, p. 111920, 2025.
https://doi.org/10.1016/j.dib.2025.111920
📊 Acesse os dados completos: redu.unicamp.br/dataset/doi:10.25824/redu/ZE4IJM
