OBJETIVOS DO PROJETO

Problemas analisados, soluções propostas

As mudanças climáticas representam uma ameaça significativa para a saúde materna e perinatal. O aumento das temperaturas, eventos climáticos extremos e poluição do ar podem afetar negativamente os resultados da gravidez.

Conheça os objetivos do projeto Climaterna, em que nossa equipe trabalha, os resultados esperados de nossos esforços e os diversos públicos que poderão se beneficiar destas iniciativas.

O Climaterna tem como objetivos...

  • Construir uma plataforma de dados integrados de clima e saúde materna e perinatal.
  • Avaliar o efeito dos indicadores das mudanças climáticas, especialmente ondas de temperatura extrema, na saúde perinatal em todo o Brasil.
  • Compreender os mecanismos pelos quais os indicadores climáticos afetam a saúde materna e perinatal.
  • Desenvolver um modelos preditivos para identificar áreas com alto risco de parto prematuro devido a temperaturas extremas.

Resultados esperados

  • Um repositório de dados de acesso público (climaterna) para pesquisa em saúde e mudanças climáticas.
  • Pesquisas que forneçam insights sobre a relação entre clima e saúde materna e perinatal.
  • Modelos preditivos para identificar áreas com alto risco de parto prematuro devido a temperaturas extremas.

Resultados esperados

  • Um repositório de dados de acesso público (climaterna) para pesquisa em saúde e mudanças climáticas.
  • Pesquisas que forneçam insights sobre a relação entre clima e saúde materna e perinatal.
  • Modelos preditivos para identificar áreas com alto risco de parto prematuro devido a temperaturas extremas.

Públicos

PÚBLICOS PRIORITÁRIOS

Este projeto poderá oferecer um recurso valioso para pesquisadores e formuladores de políticas entenderem e abordarem o impacto das mudanças climáticas na saúde materna e perinatal no Brasil. O repositório reBI0S e o conjunto de dados Climaterna contribuirão para melhores resultados de saúde pública e um futuro mais resiliente para as mães e recém-nascidos diante dos eventos climáticos extremos.

Confira os públicos que poderão se beneficiar diretamente dos resultados de nossos projetos.

Pesquisadores e Cientistas

Pesquisadores e cientistas de dados em saúde, agricultura e mudanças climáticas: eles serão os principais beneficiários do repositório de dados, utilizando as informações para análises e estudos relacionados à saúde materna e perinatal e mudanças climáticas.

Formuladores de políticas

Este grupo poderá usar os resultados e insights gerados pelo projeto para desenvolver estratégias e políticas que visem melhorar os resultados de saúde materna e perinatal, especialmente em relação aos impactos das mudanças climáticas.

Gestores de Saúde

Profissionais e gestores de saúde pública/privada: eles podem se beneficiar do acesso às informações do projeto para planejar e implementar medidas de mitigação dos impactos das mudanças climáticas na saúde materna e perinatal e fornecer cuidados mais eficazes às comunidades afetadas.

Educação

Comunidade acadêmica e educadores: O projeto pode fornecer dados e recursos para pesquisas, educação e sensibilização sobre os efeitos das mudanças climáticas na saúde, contribuindo para uma compreensão mais ampla dessas questões.

ONGs

Organizações não governamentais: esses grupos podem utilizar as informações e resultados do projeto para apoiar suas campanhas e iniciativas voltadas para a proteção da saúde materna e perinatal em face das mudanças climáticas. Isso será possível considerando a disponibilidade pública dos dados e das análises do Climaterna