SOBRE O CLIMATERNA

Climaterna: Observatório de Mudanças Climáticas e Saúde Materna e Perinatal

O Climaterna é uma iniciativa inovadora que conecta dados de saúde perinatal e materna com indicadores climáticos e demográficos, criando um repositório de dados abrangente e inédito no Brasil.

Este projeto, desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Ciência de Dados (BI0S) da Universidade de Campinas (Unicamp) e outras instituições, visa analisar como impactos das mudanças climáticas e poluição, afetam a saúde de gestantes e recém-nascidos.

O Projeto

As mudanças climáticas apresentam desafios significativos para a saúde materna e perinatal.
O Climaterna reúne dados de múltiplas fontes, incluindo registros de saúde pública, dados climáticos e demográficos, com o objetivo de:

01

Icon Image

COMPREENDER

Compreender os efeitos dos eventos climáticos extremos na saúde de gestantes e bebês.

02

Icon Image

DESENVOLVER

Desenvolver modelos preditivos que ajudem a identificar áreas com alto risco de parto prematuro relacionado às mudanças climáticas.

03

Icon Image

OFERECER

Oferecer um banco de dados público e de código aberto para monitoramento e análise sobre clima e saúde materna e perinatal.
Relevância

Por que o Climaterna é Importante?

  • A integração de dados de saúde e clima é fundamental para entender os impactos das mudanças climáticas na saúde pública.

  • Com essa análise, o Climaterna busca fornecer subsídios para a formulação de iniciativas nas esferas pública e privada que protejam as populações mais vulneráveis, especialmente as mulheres grávidas e os recém-nascidos.

  • Dessa forma, promovemos cidades mais resilientes e preparadas para enfrentar eventos climáticos extremos.

Acesso aos Dados

Os dados gerados pelo projeto Climaterna estão disponíveis para download no Repositório de Dados de Pesquisa da Unicamp. Para acessar, siga as instruções abaixo.

  1. Visite o endereço https://doi.org/10.25824/redu/ZE4IJM.
  2. Navegue até a Aba “Metadata”: na página do repositório, clique na aba “Metadata”, onde encontrará o link para o repositório completo dos dados.
  3. Download por Ano e Base de Dados: atualmente, os dados estão organizados por ano e por base de dados, facilitando a navegação e o download conforme sua necessidade.

Em Breve

Estamos desenvolvendo dashboards interativos com mapas e gráficos que permitirão a visualização dinâmica e intuitiva dos principais indicadores climáticos e de saúde perinatal. Aguarde as atualizações!

Como Citar os Dados do Climaterna

Se você utilizar os dados em sua pesquisa ou publicações, por favor, cite da seguinte forma:

Estilo ABNT

SOARES, Camila Ferreira; de FRANÇA, Breno Bernard Nicolau; COLTRI, Priscila Pereira; LIMA, Everton Emanuel Campos de; TOREZZAN, Cristiano; XAVIER, Alexandre Candido; NICHI, Jaqueline; ALVARADO, Negli René Gallardo; CHARLES, Charles M’poca; SALES, Sergio Floquet; MOTTA, Gabriel Moreira; ANDRADE, Matheus Alves de; RISSO, Mateus Samuel; PEREIRA, Malcolm dos Reis Alves; TORRES, Guilherme Almussa Leite; HYSLOP, Kevin; SILVA, Dimitri de Oliveira; AWE, Oluwafunmilola Deborah; ARANTES, Caio Simplicio; ANDRADE JÚNIOR, Valter Lacerda de; PACAGNELLA, Rodolfo de Carvalho. Climaterna. 2024. Disponível em: https://doi.org/10.25824/redu/ZE4IJM. Acesso em: [inserir data]. Repositório de Dados de Pesquisa da Unicamp, V1.

Estilo Vancouver

Soares CF, de França BBN, Coltri PP, Lima EEC, Torezzan C, Xavier AC, Nichi J, Alvarado NRG, Charles CM, Sales SF, Motta GM, Andrade MA, Risso MS, Pereira MRA, Torres GAL, Hyslop K, Silva DO, Awe OD, Arantes CS, Andrade Júnior VL, Pacagnella RC. Climaterna. 2024. Available from: https://doi.org/10.25824/redu/ZE4IJM. Research Data Repository of Unicamp, V1. Accessed on: [insert date].

Agradecemos por citar o Climaterna e apoiar a ciência aberta!